sexta-feira, 30 de abril de 2010

VICIADA NO RECHEIO

CINELEI

Já que ninguém fez, eu faço. Estou criando por decreto uma lei para colocar ordem em rodas de conversa sobre filmes.
A LEI:
Estão liberados os comentários, inclusive sobre o final, de filmes lançados há mais de 2 anos.
Já adotei e me considero cheio de razão. Por favor, quem teve 24 meses para ver a película e não fez, não merece consideração. Ou seja, parem de reclamar e de estragar a conversa dos outros. Vamos fazer esta lei pegar, amigos. É bom para todo mundo.
“Quando ouço alguém suspirar 'A vida é dura', eu fico sempre tentado a perguntar 'Comparado a que?"
Plauto

terça-feira, 27 de abril de 2010

ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS PARA IPAD


TopBlog

CARNAVAL EM PANDORA

– Não entendi nada!
– Por quê?
– Avatar não é aquela roupa usada nos trios elétricos no Carnaval?
– É abadá!

Conversas furtadas
“Nova esperança, bate coração, renascer cada dia como a luz da manhã. Despertar sem medo, enganar a dor. Disfarçar essa mágoa que anda solta no ar”.
Thomas Roth / Luiz Guedes

domingo, 25 de abril de 2010

PARA JIU

"Se eu não te amasse tanto assim
Talvez perdesse os sonhos
Dentro de mim
E vivesse na escuridão".
(Paulo Sergio Valle / Herbert Vianna)

TOP 10 NOTÍCIAS QUE NINGUÉM AGUENTA MAIS

10) Surge uma nova dieta “milagrosa”
Tem a da sopa. A dos carboidratos. A da lua. A do abdômen. Enfim, dieta é o que não falta. O que nos leva à pergunta: se alguma delas realmente funcionasse, por que surgiria uma nova a cada dia? Todos sabem que para emagrecer, só mesmo aliando exercícios a uma alimentação equilibrada - todos, menos os “descobridores” das dietas milagrosas, que ainda não se tocaram que o tema já se esgotou.
9) Iraque sofre um atentado terrorista
Nos últimos 25 anos, o Iraque vem enfrentando uma guerra atrás da outra. E os confrontos têm sido tão intensos que parecem fazer parte de um único, imenso e longo conflito. O motivo muitos já nem sabem mais qual é. Resultado: o terrorismo mergulhou o país em um mar de sangue, e não se passa um único dia sem que um novo atentado deixe dezenas de mortos. O caos parece não ter fim, e as pessoas já perderam a paciência com o assunto.
8) Um novo reality show entra no ar
Foi-se o tempo em que reality show era um programa diferente, que instigava a curiosidade. Hoje, qualquer argumento serve como desculpa para tentar convencer as pessoas a bisbilhotar a vida alheia – desde a organização da festa de 16 anos de patricinhas americanas ao confinamento de 14 jovens em um acampamento numa praia do Rio. Não é à toa que ninguém aguenta mais tantas novidades de gosto duvidoso.
7) Aumenta a tensão entre Coreia do Norte e Coreia do Sul
O Norte ameaça, o Sul responde. Tem sido assim desde o início do conflito entre as duas Coreias - de 1950 a 1953. Enquanto o Sul aplica sanções à vizinha, esta insiste em investir em seu programa nuclear e sobrevive ao total isolamento econômico e cultural - às custas da miséria da população. A cada novo episódio envolvendo os arroubos militares do ditador norte-coreano Kim Jong-ll, o mundo suspira, cansado, e se pergunta: De novo?
6) Mais uma celebridade “pula a cerca”
Eles são ricos, bonitos e bem-sucedidos, mas não são lá muito cuidadosos quando o assunto é esconder as puladas de cerca. Justamente por isso, vira-e-mexe algum famoso protagoniza um escândalo de infidelidade – que o digam Brad Pitt, Jude Law, Tiger Woods, Ronaldo, Paula Burlamaqui, Luana Piovani e tantos outros que são fonte certa (e repetitiva) de notícia para tabloides internacionais e revistas de fofocas brasileiras.
5) Irã ameaça o mundo com uma nova investida nuclear
As consequências do programa nuclear iraniano têm potencial calamitoso. E o presidente Mahmoud Ahmadinejad se aproveita disso para anunciar aos quatro ventos que o país “já é uma potência nuclear”, aumentando ainda mais o temor em todo o mundo. A cada provocação de Ahmadinejad, o ocidente ameaça Teerã com novas sanções. Mas nada que seja capaz de intimidá-lo. E toda notícia sobre isso reascende o medo de um ataque preventivo de Israel ao Irã - e faz bocejar quem lê ou ouve a respeito.
4) Hugo Chávez aposta em alguma nova maluquice
Diante da crise energética na Venezuela, Chávez já inventou o “banho socialista” de três minutos e estendeu o feriado de Páscoa aos cinco dias da semana – isso tudo, apesar de confiar no “Deus bolivariano” para resolver o problema. Mas estes são apenas os capítulos mais recentes da novela de loucuras do coronel, que parece não ter fim. Em mais de 10 anos no poder, já mudou até o fuso-horário do país. À medida que Chávez dá um novo passo rumo à destruição da democracia na Venezuela, um outro segue rumo à destruição da paciência dos que se deparam com suas pérolas no noticiário.
3) Israelenses e palestinos entram em um novo conflito
As sementes dessa discórdia foram plantadas na Antiguidade, e o conflito se agravou com a criação do moderno estado de Israel, em 1947. A história de confrontos é longa, e ainda não se percebe um único sinal de solução para eles. Só o que se vê – repetidamente – são episódios de violência, intolerância e revanchismo. Os processos de paz são iniciados, de tempos em tempos, mas uma das partes sempre acaba dando um passo atrás. As notícias sobre o tema não mudam: bombardeios, atentados, Faixa de Gaza, Hamas, Fatah…
2) Mais um famoso é internado em uma clínica de reabilitação
Se não é Lindsay Lohan, é Britney Spears. Ou então, Amy Winehouse. Ou ainda, Charlie Sheen. Fato é que, semana sim outra também surgem notícias sobre celebridades que se internam em clínicas de reabilitação para recuperar a imagem abalada por algum vexame - seja ele provocado por bebidas, drogas ou até sexo em excesso. O pior é que elas não se emendam. Pouco tempo depois de sair do tratamento, voltam à rotina de vícios e a render mais uma cansativa nota na imprensa.
1) Político corrupto fica impune no Brasil, de novo
Maior do que a criatividade de alguns políticos brasileiros - que escondem dinheiro de propina em armários, valises, meias e até na cueca - só mesmo a certeza de que vão se safar, caso sejam descobertos os esquemas de corrupção de que fazem parte. Depois de ver livres mensaleiros, aloprados, presidentes do Senado cujas contas são pagas por lobistas ou que desviam verba pública para empresas da família, os brasileiros já não suportam ouvir que mais um corrupto escapou do castigo. Os envolvidos nos principais escândalos seguem livres, leves e soltos, enquanto a população se pergunta: até quando a corrupção vai envergonhar o país? Até o dia em que um corrupto estrelado pagar por seus crimes. Essa será uma notícia que nenhum brasileiro vai se cansar de ler.
“A fantasia é o brilho da alma.”
Joseph Joubert

quarta-feira, 21 de abril de 2010

BLOCKBUSTER: TUBARÃO


Kibeloco

9 MANIAS QUE QUASE TODO MUNDO TEM

1. Nunca pisar em nenhuma linha na rua.
2. Quando anda na rua e ver que vem um carro atrás logo pensa: "Se eu não chegar primeiro que o carro até no poste eu perco".
3. Quando tem rastros de bosta na privada o homem tem uma missão: Tirar toda aquela merda com seu mijo. E se conseguiu, bate a sensação: Missão cumprida!
4. Vingar-se do despertador! Colocar o despertador pra despertar quando você não precisa levantar cedo só pra rir dele e se vingar de todas as vezes que ele te acordou. Logo levanta, desliga e volta a dormir feliz da vida.
5. Mania de ficar sem graça, isso mesmo. Ficar sem graça quando seus pais tão do seu lado e começa uma cena erótica na TV.
6. Quando faz aquele calor e você pensa: "Vou tomar um banho gelado", mas não dá. Sempre que começa com o chuveiro no frio logo muda pro quente.
7. Mania de culpar a TPM! Sempre quando as mulheres estão agressivas a culpa é da TPM.
8. Imaginar que se você não atravessar a rua antes do carro passar sua família morre (ou coisas do gênero).
9. Jogando futebol no Play: Você se imagina um jogador imitando o gol que você fez no video-game ou um técnico dando coletiva depois do jogo respondendo perguntas imaginárias.
O Descontrole
“Deus ajuda aqueles que ajudam a si mesmos.”

Benjamin Franklin

sábado, 17 de abril de 2010

ZUM*

O cheiro de orvalho tomava conta da minha rua nesta manhã de inverno. Lentamente venci a neblina como um rasco sobre o plátano seco que estalava nos meus pés. O único movimento da rua é um gato assustado que subia sorrateiramente por uma filipeta de luz de um portão de ferro.
Aí passou um Escort rebaixado tocando “Toxic”.
Ufa! Por um segundo imaginei estar preso em um poema ruim.

PROSPERIDADE

Mês de agosto nas praias do Mar Negro. Chove e a cidadezinha parece totalmente deserta. São tempos difíceis e todo mundo está com dívidas, vivendo apenas de crédito.
De repente, um turista rico aparece. Ele entra no único hotel da cidade, deixa uma nota de 100 Euros no balcão e vai inspecionar os quartos do estabelecimento a fim de escolher um.
O dono do hotel pega a nota e corre para pagar sua dívida com o açougueiro.
O açougueiro pega a nota de 100 Euros e corre para pagar o criador de porcos.
O criador de porcos pega a nota de 100 Euros e corre para pagar sua conta no armazém local.
O dono do armazém local pega a nota de 100 Euros e corre para pagar sua dívida com a prostituta local, que nesses tempos difíceis estava trabalhando a crédito.
A prostituta então corre para o hotel e paga com a nota de 100 Euros seu aluguel de quartos que estava atrasado.
O dono do hotel deita a nota de 100 Euros em cima do balcão de modo que o turista não desconfie de nada.
Nesse momento o turista desce as escadas após inspecionar os quartos e decide que não vai ficar com nenhum. Pega a nota e vai embora da cidade.
No final das contas, ninguém lucrou nada. Mas a cidade inteira sanou suas dívidas e pode olhar para o futuro com mais otimismo.
"A primeira condição para ser alguma coisa é não querer ser tudo ao mesmo tempo".
Tristão de Ataíde

quarta-feira, 14 de abril de 2010

DETALHES

Sempre o intrigava o índice de acerto de um determinado policial. A maioria dos suspeitos que ele conduzia à delegacia tinha culpa no cartório.
Então o delegado resolveu tirar a limpo o método do vigilante numa ocorrência.
- Que vacilo o suspeito cometeu para chamar sua atenção? – perguntou o delegado à queima-roupa.
- Não olhou para mim - respondeu secamente o guarda.
- E isso é suspeito? - indagou o delegado.
- Muito suspeito, doutor.
Foi o máximo que conseguiu extrair do taciturno policial, que não se enganara mais uma vez. O sujeito era um foragido.
Noutra noite, o delegado voltou à carga.
- Já sei, este também não olhou para você - apontou para um suspeito parado para averiguação. Portava drogas.
- Não, doutor. Esse olhou.
- E isso é suspeito?
- Muito suspeito, doutor.
Aquele mistério estava consumindo o delegado por dentro. Se um sujeito olha, é suspeito. Se não olha, também. Qual o critério? Na diligência seguinte, não deixou barato:
- Muito bem, hoje você vai me explicar direito por que desconfiou desse ladrão de carro que trouxe para cá. Como soube que ele estava puxando o táxi?
- Ora, doutor, tava na cara.
- Como assim?
- O senhor já viu motorista de táxi de boné?
- Não.
- Pois é, mais bandeiroso que isso só carro de test-drive rodando à noite.
Naquele instante o delegado se convenceu que tem gente que nasce para a coisa.
Não tem explicação.
É triste viver de humor
“As promessas devem ser cumpridas conforme Deus quer."
Machado de Assis

quinta-feira, 8 de abril de 2010

OS 10 PAÍSES MAIS PERIGOSOS DO MUNDO

Afeganistão • China • EUA • Europa • Iraque • Irã • Israel e Palestina • Paquistão • Rússia • Venezuela
A Foreign Policy é uma revista divertida. Trata com seriedade de política internacional mas sem a sisudez acadêmica de suas pares. É quase uma Wired do ramo. Em seu site traz a lista dos 10 países mais perigos do mundo. O ranking é bem feito e, em número 10, entra lá a Venezuela sob Hugo Chávez. Os editores não acham que Chávez irá provocar uma guerra. Mas sua capacidade de se aliar aos piores líderes mundiais e criar transtornos na política interna dos vizinhos, trazendo instabilidade para a região, é sem par.
9. Empatados, Arábia Saudita e Iraque. A instabilidade iraquiana é criação norte-americana. Mas, se o país se espatifar, o Oriente Médio todo será comprometido. Os sauditas, por outro lado, não têm uma linha de sucessão clara e um bom naco da família apóia o terrorismo islâmico wahabita, facção de Osama bin Laden.
8. A União Européia entra em oitavo por omissão. É incapaz de assumir sua responsabilidade militar quando intervenções são necessárias no mundo. Sem um poder central, com o euro cambaleante, com novos membros apenas mais ou menos estáveis, isso não parece que vai mudar.
7. A Nigéria é importante pelo petróleo e o Congo porque não há país (país?) mais instável do que ele no planeta. Na lista, simbolizam a África subsaariana, um continente que cresce em importância energética na economia mundial, mas onde brutalidade, miséria e golpes de Estado convivem intimamente.
6. Israel e Palestina só aparecem em sexto na lista porque o mundo está acostumado um pouco demais com a confusão que tanto um lado quanto o outro é capaz de provocar ao menos uma vez por ano. Mas trata-se certamente de um dos focos mais problemáticos num canto conturbado do Oriente Médio.
5. É o Irã, com seu misterioso programa nuclear e crescente volatilidade no sistema político. É um dos países que, se quisesse, mais poderia contribuir para a estabilização política do Oriente Médio. A curto prazo, estabilização é algo que não conseguem prometer nem internamente.
4. Lugar da Rússia. A Rússia é menos perigosa que o Paquistão por um único motivo: bem ou mal, há em Moscou o desejo de participar do sistema mundial e isso controla sua política externa agressiva e os delírios de poder de seus líderes.
3. Paquistão. O governo só controla alguns pedaços do país, incrustado entre Índia e Afeganistão, é o canto do mundo onde alguns dos piores terroristas encontram abrigo. O governo mal consegue controlar a nação. E trata-se de um poder nuclear. O que pode ser mais assustador do que isso? Bem, há piores.
2. China, por exemplo. A China não oferece ameaça militar iminente. Quanto mais poderoso o país, mais perigoso. Basta que se mexa – seja economica, seja política seja militarmente, e as consequências para o mundo todo são profundas e imediatas. Não bastasse, quando se mexe a China não parece lá muito preocupada com o incentivo de uma ditadura aqui, uma mortandade ali.
1. Mas, se é para manter a coerência dos argumentos, sugere a trupe da Foreign Policy, só um país pode encabeçar a lista dos mais perigosos do mundo. Trata-se dos Estados Unidos. Uma gripe na economia provoca pneumonia noutros cantos. Uma intervenção militar desastrada – vide Iraque – piora (muito) uma região.
“Resolve-se com calma o que para sempre se resolve”.
Sêneca

quarta-feira, 7 de abril de 2010

RIO 2010

D.R.

ÉTICA

Ética é o conjunto de valores e princípios que eu e você usamos para decidir as três grandes questões da vida, que são: "Quero - Devo - Posso".
Quais são os princípios que usamos em nossas vidas?
- Existem coisas que eu quero mas não devo;
- Existem coisas que eu devo mas não posso;
- Existem coisas que eu posso mas não quero.
Quando é que você tem paz de espírito? Você tem paz de espírito quando aquilo que você quer é o que você pode e é o que você deve.
Como se define a ética? Através dos modos, através do exemplo, através de princípios da sociedade, religiosos ou não; através de normatizações...
Há vinte anos, num auditório, algumas pessoas fumariam e outras não. Há dez anos haveria uma placa: "É proibido fumar". Hoje não é mais preciso nenhuma imposição, ninguém fuma por censo comum. Às vezes isso surge como norma. Quando o cinto de segurança passou a ser obrigatório no Brasil, tinha gente que até vestia a camisa do time de futebol Vasco da Gama só para enganar o agente da lei, tal a má vontade em obedecer a essa normatização. Hoje, todo mundo entra no carro e automaticamente coloca a faixa, sem nem lembrar da multa. - Isso significa que a ética vai se construindo.
Não existe ninguém "sem ética". O deputado que frauda, rouba, o falso amigo que mente e engana e o patrão que explora seus empregados? Esses têm uma ética contrária à ética da maioria. São "antiéticos". Mas isso ainda é um tipo (deturpado) de ética.
Mário Sérgio Cortella, filósofo, Mestre e Doutor em Educação pela PUC/SP, onde é professor-titular da Pós-Graduação em Educação; autor do livro “Qual é a tua obra”, dentre outros.
"O maior mérito do homem consiste em determinar, na medida do possível, as circunstâncias e não deixar, na mesma medida, que as circunstâncias determinem para ele."
Johann Wolfgang Goethe

terça-feira, 6 de abril de 2010

ILHA PRESIDENCIAL

E se um acidente levasse os presidentes da América Latina até uma ilha deserta? Com vocês, a sensacional “Isla Presidencial”!

 
Lula, como sempre, enchendo a gente de orgulho.

O QUE FAZ DE UM FILME UM BLOCKBUSTER?

Por que os filmes de James Cameron fazem mais sucesso do que os de Antonioni? Não, a resposta não está na indústria cultural. Segundo uma pesquisa publicada no Psychological Science, a resposta está na matemática.
Um time de psicólogos mediu a duração de cada plano em 150 filmes lançados de 1935 a 2005 – comédias, dramas, filmes de aventura, ação e animações. Usando uma fórmula matemática eles transformaram estas sequencias de planos em “ondas” para cada filme.
Foi aí que encontraram um padrão chamado flutuação 1/f, um conceito da teoria do caos que corresponde ao padrão de atenção que ocorre no cérebro humano; uma espécie de ritmo que surge na natureza, na música, engenharia, economia, e etc.
A pesquisa descobriu, então, que filmes modernos, rodados a partir da década de 80, aproximam-se muito mais dessa constante universal do que filmes mais antigos. Talvez por isso, nos sentimos mais confortáveis com o ritmo dos filmes atuais - pois eles utilizam o compasso que já é comum a nós - e ao universo.

sexta-feira, 2 de abril de 2010

MEU ERRO

Eu quis dizer
Você não quis escutar
Agora não peça
Não me faça promessas...
Eu não quero te ver
Nem quero acreditar
Que vai ser diferente
Que tudo mudou...

Você diz não saber
O que houve de errado
E o meu erro foi crer
Que estar ao seu lado
Bastaria!
Ah! Meu Deus!
Era tudo o que eu queria
Eu dizia o seu nome
Não me abandone...

Mesmo querendo
Eu não vou me enganar
Eu conheço os seus passos
Eu vejo os seus erros
Não há nada de novo
Ainda somos iguais
Então não me chame
Não olhe prá trás...

Meu erro, dos Paralamas
“Se não posso realizar grandes coisas, posso pelo menos fazer pequenas coisas com grandeza”.
Clarck