terça-feira, 6 de abril de 2010

O QUE FAZ DE UM FILME UM BLOCKBUSTER?

Por que os filmes de James Cameron fazem mais sucesso do que os de Antonioni? Não, a resposta não está na indústria cultural. Segundo uma pesquisa publicada no Psychological Science, a resposta está na matemática.
Um time de psicólogos mediu a duração de cada plano em 150 filmes lançados de 1935 a 2005 – comédias, dramas, filmes de aventura, ação e animações. Usando uma fórmula matemática eles transformaram estas sequencias de planos em “ondas” para cada filme.
Foi aí que encontraram um padrão chamado flutuação 1/f, um conceito da teoria do caos que corresponde ao padrão de atenção que ocorre no cérebro humano; uma espécie de ritmo que surge na natureza, na música, engenharia, economia, e etc.
A pesquisa descobriu, então, que filmes modernos, rodados a partir da década de 80, aproximam-se muito mais dessa constante universal do que filmes mais antigos. Talvez por isso, nos sentimos mais confortáveis com o ritmo dos filmes atuais - pois eles utilizam o compasso que já é comum a nós - e ao universo.

Nenhum comentário: