quinta-feira, 2 de setembro de 2010

NÃO OLHE PARA OS PNEUS

Um dia, conversando com um instrutor de auto-escola perguntei-lhe o que dificultava tanto o aprendizado para os alunos iniciantes. Ele me disse que o maior problema é que durante o percurso de treino o aluno olha para os pneus de proteção nas laterais da pista em vez de olhar para o caminho a seguir. E acabam batendo nos pneus.
Isso me fez pensar que esse é o procedimento de grande parte das pessoas, não só quando estão dirigindo, mas em tudo o que fazem na vida: em vez de olhar para o caminho, em vez de focar em seus sonhos, olham apenas para os obstáculos. E acabam colidindo com eles, acabam deixando que eles os impeçam de seguir em frente e realizar os seus sonhos.
A verdade é que tudo aquilo a que você dá atenção se fortalece em sua vida. Se você valoriza as coisas boas, mais elas se tornam fortes e influentes. Mas quando você dá valor aos problemas, às tristezas, ao desânimo, são eles que se tornam vultuosos e atrapalham os seus planos. Focar nos obstáculos tira a alegria de viver e o desvia de seu caminho. Faz com que você patine no mesmo lugar com medo de dar o próximo passo, e esgota suas forças para sair do atoleiro.
Por isso, se você quer mesmo viver de maneira plena e feliz decida sempre olhar com bons olhos para tudo de bom que faz parte do seu dia-a-dia.
Em vez de olhar para os problemas busque enxergar soluções. Prefira olhar com gratidão para todo aquele caminho que você já percorreu, ao invés de se lamuriar pelo trecho que lhe falta percorrer. Valorize um pequeno sorriso que recebeu em vez de amargar o seu dia com as reclamações do seu vizinho. Vibre com a possibilidade de passar um domingo inteiro com seu filho em vez de se lamentar por não poder ir jogar futebol e beber com os amigos nesse fim de semana.
Lembre-se: em um roseiral você pode alegrar-se com as cores, a beleza e o perfume das flores, ou pode resmungar dos espinhos que o arranham vez por outra.
Tenha prazer de viver cada momento, sabendo que eles são tão importantes quanto os sonhos que você quer realizar. Não importa onde você está. O que importa é como você está se sentindo naquele lugar. O que importa é o quanto você está feliz naquele momento.
Quando você estiver em busca de seus sonhos faça com que cada passo da jornada valha a pena. Viva cada momento da forma mais feliz possível. Isso o ajudará a manter sua atenção voltada para o caminho que leva à realização.
Lembre-se: não olhe para os pneus. Não fixe sua atenção nos obstáculos que você vai ter que enfrentar. Foque no caminho a seguir. Olhe para as trilhas que o levam à realização de seus sonhos. Curta e comemore cada momento da viagem como se já tivesse chegado ao seu destino. E sua jornada terá sempre muito mais prazer e felicidade.
Gilberto Cabeggi

Nenhum comentário: