terça-feira, 26 de janeiro de 2010

FAÇA BIKINI NÃO FAÇA GUERRA

Eu não li, mas um amigo meu leu e disse que é ou são muito(s) bom(ns) o(s) texto(s) onde Jung fala sobre coincidências. Segundo o meu amigo, nada mais é do que a forma que você encara e armazena a informação. Coincidentemente, ele me disse isso em uma semana que eu pesquisava coincidências, induzidas ou não, jungnianamente aceitas ou não.
Então, velho Jung, chupa essa:
Bikini antes de ser uma peça de roupa que fica muito bem nas brasileiras, era o nome de um atol no Pacífico. Elas só entraram no mapa quando o governo americano as transformou em campo de testes para seus artefatos nucleares - como podemos ver no vídeo abaixo, onde o coral é transformado em poeira radioativa:
Tais explosões tiraram a núvem de dúvida que se tinha nos anos 50 sobre a tecnologia das bombas, e ajudaram a desenhar como seria o horror de um conflito global nas feridas dos habitantes das ilhas. Mesmo evacuados com antecedência, a população de parte da Micronésia foi exposta a radiação em níveis elevados e todas as cracas que isso gera. A ilha principal do arquipélogo está inabitável para todo o sempre.
Por isso, a palavra Bikini virou sinônimo de guerra atômica.
Outro sinônimo para a mesma hecatombe que você já pode ter escutado por ai é DEFCON, sigla para Defense Readiness Condition. Como o nome quase diz, o termo é uma graduação do quão as defesas norte-americanas estão ameaçadas, e se estamos perto de uma Terceira Guerra Mundial.
O termo conta com um apêndice numérico que denota o grau de alerta. A contagem começa em DEFCON 5, usado em periodos de paz, e vai até o DEFCON 1, que jamais foi acionado.
O nível mais punk já assinalado foi DEFCON 2, durante a crise dos mísseis de Cuba. Até onde sei, o nível é decidido a acionado na Sala de Guerra do Pentágono, aquele puxadinho com computadores e mapas que sempre vemos em filmes de guerra (pausa para rir com Dr. Fantástico).
Inspirado no sistema americano, os britânicos também criaram seu alerta com códigos de Guerra. Não longe do conflito e perto da Russia, as forças armadas da raínha estabeleceram um sistema de graduação semelhante ao DEFCON, só que com 5 níveis coloridos. São eles, em ordem crescente de alerta: branco, preto, preto especial, ambar e vermelho.
Tinham tudo, cores, painéis e armas, só careciam de um nome. Então, em 1970 resolvem fazer um sorteio entre todos os substantivos da língua inglesa para escolher o nome do sistema. E o computador sorteou, entre os milhares de termos do dicionário, a palavra Bikini.
Resumidamente, o caminho da coincidência seria assim:
- Testes nucleares em Bikini nos anos 50.
- A palavra Bikini vira nome de uma roupa de banho, por ser explosivo e chocante.
- A palavra deixa de ser um nome próprio e vira substantivo.
- A palavra é sorteada para designar o estado de Guerra nuclear.
Apenas acaso e estatística, mas bom de contar.

Nenhum comentário: