segunda-feira, 14 de setembro de 2009

DIGA-ME POR ONDE NAVEGAS E TE DIREI QUEM ÉS

Privacidade é uma das questões mais controversas da internet. Leia mais detalhes sobre o assunto! Por um lado as pessoas se preocupam em apagar cookies de suas máquinas, enquanto escancaram livremente suas vidas nas redes sociais...

O fato é que é preciso encontrar um equilíbrio e ser sensato em relação à sua segurança e privacidade na internet, como em qualquer outro lugar.

Os cookies, por exemplo: confesso que pessoalmente eu não apago com tanta frequência, já que é uma comodidade ser reconhecido por um site quando retorno a ele ou até mesmo receber publicidade mais adequada ao meu perfil.

Agora, da mesma forma que você não visita ou passa informações a empresas ou pessoas suspeitas, não irá fazer o contrário online, concorda?

Na verdade, principalmente no Brasil onde as pessoas adoram blogs, redes sociais, compartilhar fotos e bater-papo pelo Messenger, a preocupação com segurança é de fato menor que nos Estados Unidos, por exemplo.

A revista Veja recentemente publicou um artigo tratando do assunto: através apenas de informações disponíveis online conseguiram traçar o perfil e apresentar detalhes da vida pessoal de uma jovem, sem que ela soubesse que estava sendo “bisbilhotada”.

E não se esqueça de ler em detalhes os contratos de hospedagem das páginas do seu blog e de uso dos softwares que você utiliza, pois ali estão previstos também os seus direitos em relação ao conteúdo publicado. Eu sei que é chato, mas isso pode prevenir muitas dores de cabeça, caso o seu material seja utilizado indevidamente.

Mas voltando aos cookies, para a publicidade é “um mal necessário” (veja que escrevi entre aspas): de fato eles auxiliam muito quando utilizados de forma lícita, pois permitem que identifiquemos um computador (e não uma pessoa) e a partir daí é possível direcionar campanhas adequadas ao comportamento daquele perfil, dentro do que chamamos behavioral targeting. E talvez eles sejam um dos principais diferenciais entre a mídia online e os outros meios: graças a eles é possível enviar mensagens personalizadas, diminuir ou aumentar a frequência de uma campanha ou, até mesmo, exibir uma oferta diferente a quem já foi impactado por anúncio e não se interessou pelo produto (chamamos isso de retargeting).

Para aqueles mais preocupados com sua privacidade, são diversas as opções de softwares e navegadores que permitem você surfar pela web anonimamente, sem deixar rastros. Além disso, um bom antivírus e um anti-spyware ajudam muito na sua segurança.

Enfim, prudência e canja de galinha também no mundo virtual: atenção com as informações que você disponibiliza em sua página pessoal e nos sites que você navega pode evitar muitas dores de cabeça.

Marcelo Sant"Iago (Midia Click)
Fonte: PropMark (www.propmark.com.br)

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