sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

SORTE OU PLANEJAMENTO?

É atribuída a John Lennon a frase “A vida é aquilo que acontece enquanto fazemos planos para o futuro”. Pode parecer que o genial beatle não apostava na utilidade do planejamento, acreditando que isso lhe roubava tempo e o desviava dos prazeres da vida. Não sei se ele disse a tal frase, nem em qual contexto, mas não importa. Lennon talvez não planejasse sua vida, mas teria tido o sucesso que teve se alguém não pensasse, por exemplo, no aspecto comercial de sua carreira? O que teria acontecido aos rapazes de Liverpool se não tivessem encontrado George Martin em junho de 1962?

Dúvidas assim todos nós carregamos vida afora. Elas integram aquela gama de frases que usamos rotineiramente, iniciadas pela expressão “e se...”. Usamos no futebol (“e se aquela bola tivesse entrado...”), nos relacionamentos (“e se eu tivesse casado...”), na profissão (“e se eu tivesse aceitado aquele emprego...”).

Olhando assim, convenhamos, o mundo fica mais parecido a uma loteria, onde passamos a vida ao sabor das incertezas e “sorte” vale bem mais que “talento”, “perseverança” e “autoconfiança”...

De qualquer forma, e até sem o saber, todos fazemos planos. Podemos não ter método, sequer rascunhar um roteiro mínimo de vida, mas planejamos a partir do momento em que desejamos algo. E se tem coisa que caracteriza a raça humana é justamente isso, o ato de desejar. Passamos a vida a almejar coisas, que vão desde simples objetos até expressivas ambições.

Como a frase de Lennon sugere, prefiro antes prestar atenção ao que se passa lá fora do que despender horas a admirar meu próprio umbigo. Desejar – e até mesmo planejar uma meta de vida – depende de muitos fatores, é certo, o que inclui desde talento, até uma boa dose de sorte (ou seja lá o nome que você usa pra isso). Mas se você, como eu, é daqueles que não conseguem ganhar nem rifa de frango em quermesse, o jeito então é descobrir o que pode fazer melhor. E além disso, prestar atenção ao que acontece com o planeta e com as pessoas que repartem contigo o cenário do espetáculo da vida.

Planejar é bom, mas sem informação é pura perda de tempo. A não ser que você tenha a sorte e o talento de um Lennon.

Alexandre Pelegi

Nenhum comentário: