quarta-feira, 24 de setembro de 2008

PARA NÃO DIZER QUE NÃO FALEI DOS BÓSONS

Na coluna de Marcelo Leite, no suplemento Mais! da Folha de S. Paulo, o mesmo encerrou sua coluna desta forma, onde falava do LHC e sua busca:

"Isso ajudaria a explicar por que só algumas partículas têm massa. Mas nada garante que o Higgs dê as caras, 44 anos após a previsão teórica. Muitos físicos já dizem que sua ausência resultará mais fecunda para a física que a detectação, pois forçará uma reforma do modelo. São, ao todo, 19 anos de caçada no subsolo da fronteira franco-suíça. Só no LHC foram enterrados US$ 9 bilhões. É difícil imaginar uma fortuna mais bem empregada".

Sério? Eu consigo facilmente imaginar uma fortuna dessas mais bem empregada. Vamos pensar na fundação Gates que investe em redes de proteção, cada uma com custo bem baixo, e com essa medida simples, evita que milhares de pessoas se contaminem com malária na África. O que 9 bilhões não fariam pela fome? Pelos refugiados do Sudão que vive um genocídio a anos enquanto os “moralistas verbais (pois não saí do discurso)” da ONU cantam aquele trecho de Strawberry Fields Forever: “Living is easy with eyes closed…”. Meu segundo pensamento é “Ok, deixe os caras se divertirem. Afinal são um bando de nerds com um brinquedo grande e caro. Já que não tem sucesso com as mulheres, brincar com partículas parece ser bem interessante”.

3 comentários:

Anônimo disse...

Bem... só pra arrumar confusão: gastos com pesquisa científica básica são o primeiro passo para descobertas e avanços tecnológicos práticos. Gastos com uma "inútil" viagem a lua, permitiu avanços tecnológicos na área médica que salvam até hoje muitas vidas. Mas eu já devo estar dando sono com esse papo...

Viviane Teobaldo disse...

Essa é uma discussão tão difícil... Pra tb não dar sono com esse papo, lembro de um cara que me convenceu que investir na área social era muito mais urgente do que resguardar o meio ambiente. Matar a fome primeiro pra dps cuidar do meio. Fez sentido para mim. Mas, mesmo assim, ainda não tenho certeza disso. Tb não dá pra deixar o aquecimento global nos sufocar, né? E aí? Essa é uma discussão tão difícil...

Anônimo disse...

É verdade, mas o aquecimento global não é tão quente quanto falam (longa história). E quanto a fome e miséria... suspeito que a razão é de falta de capitalismo e de civilização e não do suposto maldito neoliberalismo (agora eu levo pedrada). Mas essa conversa fica para uma tarde dessas aí, na livraria cultura, enquanto se toma um capuccino.