Uma pesquisa feita pela Nielsen no final do ano passado ouviu 25 mil consumidores de 48 países, perguntando quais bens de luxo comprariam se tivessem dinheiro, informa a Forbes. Deu Gucci no topo, seguida de Chanel, Calvin Klein, Louis Vuitton e Christian Dior. As vendas da Gucci cresceram 18.4% em 2005, 17% em 2006 e 11% em 2007, depois de a empresa passar a ser presidida por Mark Lee. Entre suas marcas está a Yves Sain Laurent. Chanel e Calvin Klein empataram em segundo. A primeira foi fundada em 1909 por Coco Chanel e hoje é dirigida pelo estilista Karl Lagerfeld. Sua modelo atual é a atriz Keira Knightley. As vendas da Calvin Klein aumentaram 50% desde que Phillips Van Heusen a comprou em 2003, chegando a U$ 4.5 bilhões em 2007. Os maiores compradores das grifes caras estão nos países emergentes, e quem gasta mais dinheiro com elas são os Emirados Árabes Unidos e Hong Kong. Os que menos gastam são os EUA - 35% de seus pesquisados responderam não ter atração pelas grifes, ainda que tivessem dinheiro. "Em mercados emergentes como América Latina e Ásia, as marcas de designers são provavelmente uma afirmação", diz David Boyd, vice-presidente da Nielsen Global Research. "É uma maneira de elas se sentiram à parte."
Revista da Semana
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