Depois
de falar sobre UFOs e salto alto, vamos falar sério.
Li
recentemente o artigo “How to Get Your Messages Retweeted” de Arvind Malhotra,
Cláudia Kubowicz Malhotra e Alan See, que dá dicas bem interessantes sobre como
ter suas mensagens retweetadas. E pra quê isso? Porque a maioria das empresas
brasileiras ainda não está preocupada com seus retweets como deveria. E empresa
quer ser diferente.
A
empresa monitora diariamente o número de seguidores em sua conta no Twitter,
elabora um bom direcionador de conteúdo, mas não mensura retweets. Não sabe a média
de retweets que tem por dia. Por semana. Sua empresa sabe? E por que deveria?
Porque
retweet é boca-a-boca eletrônico. Quando uma mensagem é retweetada, ela atinge
mais pessoas, pois atinge os seus seguidores e os seguidores de quem retweetou
seu tweet. E, ainda: o retweet segue com o endosso, a garantia daquele seguidor
da marca que retweetou. Os seguidores tornam-se ‘advogados da marca’ dentro de
sua própria rede de contatos. Eles acabam agindo como influenciadores, seja
retweetando cruamente ou acrescentando algum comentário próprio ao tweet da
empresa.
Os
autores do artigo baseiam-se em uma pesquisa realizada por eles mesmos sobre os
tweets de empresas líderes de mercado nos EUA e identificou certas
características que produzem um alto número de retweets. Na amostra pesquisada,
a número médio de retweets foi de 25. Boas práticas podem aumentar este número
em até 70%. E, pelo contrário, práticas fracas podem diminuir este número em
até 32%. Vamos a elas:
O que fazer:
Evite empurrar
ofertas
– na ânsia de procurar mídias diferentes para divulgar suas ofertas, as
empresas acabam perdendo seguidores, pois eles acabam se irritando com tanta
propaganda e nenhum conteúdo;
Fazer perguntas não
ajuda
– na teoria parece funcionar, já que provoca uma reação nos seguidores – a
reação de responder, mas na prática o estudo apontou que a taxa de retweet
destas mensagens é 30% menor do que aquelas que não possuem nenhum componente
de interação.
Hashtags também não
ajudam
– a pesquisa mostra que apenas 18% das mensagens retweetadas possuem hashtags.
Mesmo sabendo que elas são amplamente utilizadas, não há nada que prove algum
efeito nos retweets.
Links não aumentam
tweets
– os links facilitam a vida dos seguidores, mas o autor descobriu que ele não
tem um impacto estatisticamente significativo sobre a probabilidade de que a
mensagem será retweetada. E é preciso ter cuidado com o espaço ocupado pelo
link na mensagem – lembrando que o Twitter só suporta até 140 caracteres.
Concursos não
agregam valor de retweet – Por que você vai diminuir suas chances de ganhar um
sorteio no Twitter retweetando a mensagem para seus seguidores? Não faz
sentido. Porém, o autor sugere que se planeje o concurso de forma a incentivar
os seguidores a envolver outros de sua rede a participar.
As 9 práticas que funcionam:
1. O tamanho importa:
Deixe espaço.
Os resultados da pesquisa mostraram que o número de caracteres em tweets de empresas tem uma relação
negativa com o número de vezes que a mensagem é retweetada. Tweets mais curtos,
de 70 caracteres ou menos, foram reenviadas quase duas vezes mais que os tweets
mais longos.
2. Agarre sua atenção:
faça-os ler sua mensagem. As mensagens devem começar com palavras como UAU,
OLHA, ou HOJE SÓ, que chamam a atenção. Na pesquisa, tweets com palavras assim
foram retweetadas em até 40% mais do que aqueles que não as usaram. Atenção é a
moeda mais difícil de encontrar neste meio e em outros meios de comunicação,
dado o turbilhão de mensagens enviadas e recebidas todos os dias.
3. Basta pedir para
ser reenviada: Não há nada mais simples. Pode parecer brega, mas pedindo
educadamente por um retweet realmente funciona. No estudo, aumentou o número de
retweets em 34%, em média.
4. Humanize a sua
marca.
As empresas podem fazer a sua marca parecerem ter vida, sinal de que não há
mais por trás da marca do que apenas fazer e vender produtos ou serviços. Este
conteúdo pode ser na forma de humor, uma visão histórica da marca ou até mesmo
uma citação. Conteúdo humanizado é altamente susceptível de ser reenviado. A
pesquisa mostra que este tipo de conteúdo tem a maior probabilidade de todas de
levar a retweets, chegando a 70%. Estas mensagens oferecem grande impacto etre
os seguidores da marca.
5. Compartilhar:
Validar a si mesmo.
Compartilhar realizações com os seguidores é bem-vinda e constrói relações
entre eles e as marcas. Os consumidores querem ser informados de sucesso e
realizações das marcas que eles seguem antes dos outros. Eles querem defender a
suas marcas preferidas dos ataques e polêmicas; mensagens assim são retweetadas
até 29% a mais do que a média, e ainda atrair novos seguidores.
6. Seja prático:
forneça informações que as pessoas possam usar. Troca de
informações é a principal razão para as pessoas usarem o Twitter. Tweets com
informação de valor, e não somente ofertas da marca, tem 51% mais chances se
serem retweetados. A conclusão inevitável: se os seguidores acham a informação
útil, eles provavelmente vão retweetá-la para educar os outros. Eles acabam
reforçando sua própria identidade em sua rede fornecendo conhecimento de valor
para os outros para seus seguidores.
7. Poupe o dinheiro
das pessoas: divulgue ofertas. todo mundo gosta de economizar dinheiro.
Ao contrário dos concursos, onde podem haver apenas alguns vencedores, ofertas
são atraentes para retweets na medida em que estão disponíveis para todos que
ficam sabendo deles. Como resultado, as mensagens contendo ofertas atraentes
para os consumidores são altamente retweetadas. Tweets com ofertas são
reenviadas 16% mais do que aqueles sem.
8. Engajamento é
importante: torne-o relevante. No ambiente supertransitório das mídias
sociais, é importantíssimo associar mensagens de marca com o que está na cabeça
dos seguidores. Tweetando sobre um tema atual, seja um feriado ou evento, é uma
forma rápida de construir relacionamento e comunicar a relevância do conteúdo
do tweet. Este tipo de conteúdo é reenviado 41% mais frequentemente do que os
tweets que não têm conteúdo relevante.
9. Aja agora: Criar um
senso de antecipação.
Tweets que criam um senso de antecipação têm 24% mais chances de serem
retweetadas, de acordo com a pesquisa.
Nós,
profissionais de marketing espertos, podemos brincar com combinações destas
estratégias para aumentar o poder das características individuais de cada dica.
Se apenas alguns dos seguidores da marca retweetarem, a audiência pode aumentar
para milhares. Porque elas são recebidas por alguém familiar, um amigo, um
conhecido, uma celebridade. Alguém que não segue a marca no Twitter pode se
interessar em segui-la, e aí está o poder de conversão, tornando este alguém em
um seguidor direto da sua marca.
Texto publicado no site http://www.blumenews.com.br.