domingo, 2 de maio de 2010

ONDE ESTÁ O MEU JETPACK?

Onde estão os robôs que nos serviriam em 2010?
Então é 2010. Nós estamos oficialmente vivendo no futuro, cara. Voltando não muito tempo para a época em que todo o meu acesso a livros se resumia a uma biblioteca municipal, eu consumia vorazmente a prateleira de ficção científica. E muitos dos livros eram com o português de Portugal, o que era um choque para um garotinho do interior do estado de São Paulo o que somente aumentava a sensação de deslumbramento com aqueles mundos. E a paisagem que pintavam de 2010 era sensacional, sensacional mesmo. E eu pensava: “Poxa eu vou estar nos meus vinte anos nessa época. Vai ser demais!”.
Onde está o meu jetpack? E os carrs voadores? E a clonagem barata de Scarlett Johansson? Eva Mendes? Penelope Cruz? Quem não sente falta disso? Eu nem me importaria se viessem com DRM. Mas nós já temos tecnologias sensacionais, tão aderidas ao nosso cotidiano que as aceitamos como parte do mundo natural e esquecemos essa característica mágica, que transcende o ordinário. Querem um exemplo? Eu baixei um monte de zeros e uns, zeros e uns em diversas combinações. Só zeros e uns. Só que um determinado programa rodando neste mesmo computador em que estou digitando estas palavras leu aqueles zeros e uns e eu ouvi a voz do Elton John. Louco. O som particular provocado por suas cordas vocais enquanto ele cantava lá na Inglaterra e foi “capturado” por um microfone. E eu ouvi a voz dele. Separados pelo espaço e pelo tempo.
Se isso não é incrível, não sei o que mais é.
Um amigo meu saiu maravilhado depois de assistir “Pocahontas no Espaço” “Avatar”. Não parava de falar das montanhas flutuantes. E eu disse a ele: “Cara, seu planeta tem montanhas gigantescas de água. De água. Que flutuam em cima da sua cabeça todos os dias e quando viram chuva contribuem para o ciclo do líquido mais importante da sua existência”. A maioria vai de um lugar para o outro sem se dar conta da complexidade, maravilha e encantamento que é uma nuvem.
O mundo é fodásticamente mágico. Se parassemos de viver no automático ou pior no stand by, esperando por algum momento no tempo em que seremos “ligados” ou tudo simplesmente vai dar certo. Por isso o discordianismo salvou minha vida, como eu já disse inúmeras vezes. Para quem não sabe o que é discordianismo, vai aqui um pequeno resumo: nenhum discordiano concorda totalmente com o outro sobre o que se trata o discordianismo. As coisas ficam muito no ar e confusas no início, mas depois vai fazendo todo o sentido. Somos à prova de fascismos. É a maior organização de sabe-se-lá o que. Aqui é o lugar de sonhadores, lunáticos, anais retentivos, escritores de notas passivo-agressivas, ganhadores do prêmio Nobel, o cara que te serve no McDonalds e Barack Obama. É a mensagem que eu senti mais conectada a mim, nesses tempos de modernidade líquida, que me explodiu a mente e disse: “Você está vivendo sua vida agora. Caso contrário, deveria”.

Nenhum comentário: