sábado, 8 de maio de 2010

MÃE NÃO TEM DIA

Você já ouviu ou até mesmo usou a frase “Fulano é uma mãe!” Pronunciada em tom jocoso, sugere que o tal fulano é daqueles que não faz valer seus interesses, está sempre apto a permitir que os outros levem vantagem sobre ele. Em suma, não faz o tipo egoísta, o que é seu é de todos, o bem comum é sua meta maior. Resumindo: um babaca, pois no mundo competitivo, figura assim é tida e havida como trouxa, ao invés de modelo a ser copiado.
Mas quando se trata de descobrir quem é o autor de uma ação brilhante, adivinha como o chamamos? O “pai” da idéia... É um mundo machista, ou um mundo egoísta, o que, afinal, dá no mesmo. Tudo que carrega forte dose de sentimento é babaca, sentimentalóide, feminino. O que é baseado na emoção, que provoca lágrimas, é coisa de maricas, ou então... coisa de mãe!
Sucesso, já deu pra perceber, é coisa pra macho! E muitas das mulheres que hoje vencem no mundo outrora taxado como do “sexo forte” – o mundo dos negócios -, são pintadas como homens de saia. No mundo do trabalho parece não haver lugar para sentimentalismos. Há que ser duro, e que se dane a tal da ternura! O negócio é o lucro, o importante é o resultado! As emoções? O dinheiro compra, e muito dinheiro manda buscar!
Como não existe almoço grátis, e o sucesso profissional requer pessoas com perfil vencedor, a primeira coisa é desvestir a emoção. E nessa toada, tornam a mãe a vítima da vez. Você quer símbolo que fale mais ao coração e à emoção do que a figura materna?
Na hora da realização, a figura é o pai! O gerador do sucesso. Mesmo que um corriqueiro exame de DNA comprove que muito famoso que canta de galo por aí sequer participou da confecção do ovo... Mãe é diferente. A figura materna, tal como ficou estabelecido desde tempos imemoriais, remete para aquela devota que pensa primeiro nos filhos, depois nos netos e por fim... é claro, no maridão! É o modelo da abnegação, que conjuga o verbo renunciar em todos os tempos e modos verbais.
Mas mãe, por esta visão emocional, hoje é coisa de museu, deixou de ser símbolo para se tornar estado de espírito. Afinal, aá pais que são verdadeiras mães, e mães biológicas que não guardam qualquer proximidade com a figura materna.
O que me leva finalmente a concluir que mãe que é mãe não tem dia: mãe é função pra todo dia. Mãe que é mãe, convenhamos, tem é dia-a-dia!

Nenhum comentário: