sexta-feira, 29 de maio de 2009

HUMANO?

ADOÇÃO

O MP/MG cobra indenização de cem salários mínimos por danos morais e pensão alimentícia de um casal de funcionários públicos que devolveu a um abrigo de Uberlândia uma menina adotada oito meses antes. O casal conseguiu a guarda provisória da garota de oito anos em 2008. Em setembro, desistiram.
Migalhas nº 2.151
“A maior covardia de um homem é despertar o amor de uma mulher sem ter a intenção de amá-la.”
Bob Marley

quinta-feira, 28 de maio de 2009

quarta-feira, 27 de maio de 2009

O FIM DA GAZETA MERCANTIL?

Um dos mais tradicionais jornais de economia do Brasil está perto de encerrar sua respeitável história, iniciada em 1920. A Companhia Brasileira de Multimídia (CBM), dona da editora JB e licenciadora da marca Gazeta Mercantil, publicou ontem na capa da Gazeta um comunicado dizendo que deixará de publicar o jornal a partir da semana que vem, no dia 1º de junho. A empresa diz que vai rescindir o contrato de licenciamento e pretende devolver o veículo a seu antigo dono. Mas o controlador, Luiz Fernando Levy, não quer reassumir o negócio. Segundo apurou a Folha (para assinantes), Levy disse ontem numa ligação viva-voz aos jornalistas da Gazeta, que o procuraram para saber o que seria feito da publicação, que “não se iludissem, pois (o jornal) acabou”.
Juliano Machado

COTAS

"É melhor criar bolsas de estudo para que os alunos carentes possam se preparar para o vestibular do que instituir cotas sociais nas universidades públicas, prejudicando estudantes que, por circunstâncias da vida, tiveram oportunidade de estudar em uma instituição de ensino particular." A conclusão consta do voto que concedeu liminar a 15 candidatos a vagas na UFES, que foram reprovados no vestibular em razão do sistema de cotas sociais. A liminar é do TRF da 2a região e suspende o ato de reprovação dos vestibulandos.
Migalhas nº 2.149
"Não se vê sob os céus, nenhum animal, nenhum ser, nenhuma criatura que não tenha o seu adversário. É a lei da natureza."
La Fontaine

terça-feira, 26 de maio de 2009

PENSAMENTO DO DIA

"Cada vez que um político leva um por fora, a gente leva um por dentro".
Bruno Swell no Twitter

PSICOLOGIA DAS MULTIDÕES

O lastimoso caso ocorrido na paulista Jaguariúna, onde quatro jovens morreram pisoteados, é um alerta para estes eventos públicos. Não sem motivo, as indicações de "saída" devem ser muito visíveis e, sobretudo, acessíveis. Não se pode subestimar as multidões.
Migalhas nº 2.148
"O vinho que se bebe comedidamente jamais foi causa de algum dano."
Miguel de Cervantes

sexta-feira, 22 de maio de 2009

VOCÊ É MILHO OU PIPOCA?

Milho de pipoca que não passa pelo fogo continua a ser milho para sempre.
Assim acontece com a gente.
As grandes transformações acontecem quando passamos pelo fogo.
Quem não passa pelo fogo, fica do mesmo jeito a vida inteira.
São pessoas de uma mesmice e uma dureza assombrosa.
Só que elas não percebem e acham que seu jeito de ser é o melhor jeito de ser.
Mas, de repente, vem o fogo.
O fogo é quando a vida nos lança numa situação que nunca imaginamos: a dor.
Pode ser fogo de fora: perder um amor, perder um filho, o pai, a mãe, perder emprego ou ficar pobre.
Pode ser fogo de dentro: pânico, MEDO, ansiedade, depressão ou sofrimento, cujas causas ignoramos.
Há sempre o recurso do remédio: apagar o fogo!
Sem fogo o sofrimento diminui.
Com isso, a possibilidade da grande transformação também.
Imagino que a pobre pipoca, fechada dentro da panela, lá dentro cada vez mais quente, pensa que sua hora chegou: vai morrer.
Dentro de sua casca dura, fechada em si mesma, ela não pode imaginar um destino diferente para si.
Não pode imaginar a transformação que está sendo preparada para ela.
A pipoca não imagina aquilo de que ela é capaz.
Aí, sem aviso prévio, pelo poder do fogo a grande transformação acontece: BUM!
E ela aparece como uma outra coisa completamente diferente, algo que ela mesma nunca havia sonhado.
Bom, mas ainda temos o piruá, que é o milho de pipoca que se recusa a estourar.
São como aquelas pessoas que, por mais que o fogo esquente, se recusam a mudar.
Elas acham que não pode existir coisa mais maravilhosa do que o jeito delas de ser.
A presunção e o medo são a dura casca do milho que não estoura.
No entanto, o destino delas é triste, já que ficarão duras a vida inteira.
Não vão se transformar na flor branca, macia e nutritiva.
Não vão dar alegria para ninguém.

Rubem Alves

LULA GOSTA DA IDEIA DE CONTINUAR

Um dos raros interlocutores do presidente da República que não é tentado a ajoelhar-se quando o encontra adverte: esqueçam a versão segundo a qual Lula não cobiça o terceiro mandato consecutivo. Segundo o integrante do primeiríssimo escalão do governo, ele ouve com o sorriso dos docemente constrangidos os companheiros que defendem na presença do chefe o estupro da Constituição. O que irrita Lula é ouvir um amigo fazendo reparos à ideia, ou um aliado lembrando que o tempo escasso pode inviabilizar a aprovação da emenda.

No palanque há quase 30 anos, o presidente está disposto a ficar outros 30. Se anda pedindo votos para Dilma Rousseff com tanta animação, é natural que Lula fique ainda mais animado se puder pedir votos para Lula.
Augusto Nunes
"A verdade pura e simples raramente é pura e jamais simples."
Oscar Fingal O 'FIahert Wills Wilde (1854-1900), Poeta e escritor irlandês

quinta-feira, 21 de maio de 2009

NINJA GUITARRISTA DO ESPAÇO PRÉ-HISTÓRICO


20 CONSELHOS DE HARVARD E CAMBRIDGE‏

As universidades de Harvard e Cambridge publicaram recentemente um compêndio com 20 conselhos saudáveis para melhorar a qualidade de vida de forma prática e habitual:

1. Um copo de suco de laranja
Diariamente para aumentar o ferro e repor a vitamina C.

2. Salpicar canela no café
Mantém baixo o colesterol e estáveis os níveis de açúcar no sangue.

3. Trocar o pãozinho tradicional pelo pão integral
O pão integral tem 4 vezes mais fibra, 3 vezes mais zinco e quase 2 vezes mais ferro que tem o pão branco.

4. Mastigar os vegetais por mais tempo
Isto aumenta a quantidade de químicos anticancerígenos liberados no corpo. Mastigar libera sinigrina. E quanto menos se cozinham os vegetais, melhor efeito preventivo têm.

5. Adotar a regra dos 80%
Servir-se menos 20% da comida que costuma comer, evita transtornos gastrintestinais, prolonga a vida e reduz o risco de diabetes e ataques de coração.

6. Laranja, o futuro está na laranja
Que reduz em 30% o risco de câncer de pulmão.

7. Fazer refeições coloridas como o arco-íris
Comer DIARIAMENTE, uma variedade de vermelho, laranja, amarelo, verde, roxo e branco em frutas e vegetais, cria uma melhor mistura de antioxidantes, vitaminas e minerais.

8. Comer pizza, macarronada ou qualquer outra coisa com molho de tomate
Mas escolha as pizzas de massa fininha. O Licopeno, um antioxidante dos tomates pode inibir e ainda reverter o crescimento dos tumores; e ademais é melhor absorvido pelo corpo quando os tomates estão em molhos para massas ou para pizza .

9. Limpar sua escova de dentes e trocá-la regularmente
As escovas podem espalhar gripes e resfriados e outros germes. Assim, é recomendado lavá-las com água quente pelo menos quatro vezes à semana (aproveite o banho no chuveiro), sobretudo após doenças, quando devem ser mantidas separadas de outras escovas.

10. Realizar atividades que estimulem a mente e fortaleçam sua memória
Faça alguns testes ou quebra-cabeças, palavras-cruzadas, aprenda um idioma, alguma habilidade nova... Leia um livro e memorize parágrafos; escreva, estude, aprenda. Sua mente agradece e seus amigos também, pois é interessante conversar com alguém que tem assunto.

11. Usar fio dental e não mastigar chicletes
Acreditem ou não, uma pesquisa deu como resultado que as pessoas que mastigam chicletes têm mais possibilidade de sofrer de arteriosclerose, pois tem os vasos sanguíneos mais estreitos, o que pode preceder a um ataque do coração. Usar fio dental pode acrescentar seis anos a sua idade biológica porque remove as bactérias que atacam aos dentes e o corpo.

12. Rir
Uma boa gargalhada é um 'mini-workout', um pequeno exercício físico: 100 a 200 gargalhadas equivalem a 10 minutos de corrida. Baixa o estresse e acorda células naturais de defesa e os anticorpos.

13. Não descascar com antecipação
Os vegetais ou frutas, sempre frescos, devem ser cortados e descascados na hora em que forem consumidos. Isso aumenta os níveis de nutrientes contra o câncer. Sucos de fruta têm que ser tomados assim que são preparados.

14. Ligar para seus parentes/pais de vez em quando

Um estudo da Faculdade de Medicina de Harvard concluiu que 91% das pessoas que não mantém um laço afetivo com seus entes queridos, particularmente com a mãe, desenvolvem alta pressão, alcoolismo ou doenças cardíacas em idade temporã.

15. Desfrutar de uma xícara de chá
O chá comum contém menores níveis de antioxidantes que o chá verde, e beber só uma xícara diária desta infusão diminue o risco de doenças coronárias. Cientistas israelenses também concluíram que beber chá aumenta a sobrevida depois de ataques ao coração.

16. Ter um animal de estimação
As pessoas que não têm animais domésticos sofrem mais de estresse e visitam o médico regularmente, dizem os cientistas da Cambridge University. Os mascotes fazem você sentir se otimista, relaxado e isso baixa a pressão do sangue. Os cães são os melhores, mas até um peixinho dourados pode causar um bom resultado.

17. Colocar tomate ou verdura frescas no sanduíche
Uma porção de tomate por dia baixa o risco de doença coronár ia em 30%, segundo cientistas da Harvard Medical School; vantagens outras são conseguidas atráves de verduras frescas.

18. Reorganizar a geladeira
As verduras em qualquer lugar de sua geladeira perdem substâncias nutritivas, porque a luz artificial do equipamento destrói os flavonóides que combatem o câncer que todo vegetal tem. Por isso, é melhor usar á área reservada a ela, aquela caixa bem embaixo ou guardar em um tape ware escuro e bem fechado.

19. Comer como um passarinho
A semente de girassol e as sementes de sésamo nas saladas e cereais são nutrientes e antioxidantes. E comer nozes entre as refeições reduz o risco de diabetes.

20. E, por último, um mix de pequenas dicas para alongar a vida:
- Comer chocolate
Duas barras por semana estendem a vida em um ano. O amargo é fonte de ferro, magnésio e potássio.

- Pensar positivamente
Pessoas otimistas podem viver até 12 anos mais que os pessimistas, que, além disso, pegam gripes e resfriados mais facilmente, são menos queridos e mais amargos.

- Ser sociável
Pessoas com fortes laços sociais ou redes de amigos têm vidas mais saudáveis que as pessoas solitárias ou que só têm contato com a família.

- Conhecer a si mesmo
Os verdadeiros crentes e aqueles que priorizam o 'ser' sobre o 'ter' têm 35% de probabilidade de viver mais tempo, e de ter qualidade de vida.

Sacrificante? Ah, então se lasque pra lá.

Enviado por Josenildo Gomes

"Os homens pensam que possuem uma mente, mas é a mente que os possui. Há pessoas que amam o poder, e outras que tem o poder de amar."
Bob Marley

quarta-feira, 20 de maio de 2009

SEM MEDO DE ORTOGRAFAR

Este site corrige automaticamente seus textos de acordo com a nova ortografia.

Providencial.

AINDA DÁ...

Em 2003 foi que a minha vida começou a virar de ponta cabeça quando num domingo eu estava em casa trabalhando e de repente eu mudo os canais da televisão e caio no SBT, no programa Domingo Legal do Gugu. E o Gugu entra em cena e diz assim: “Gente eu hoje vou apresentar pra vocês uma novidade absoluta”. E coloca no ar MC serginho e o Lacraia cantando a Eguinha Pocotó.

Eu olhei praquilo e falei: ”Meu Deus do céu, mas já vai acabar”... Só que em vez de acabar, quando terminou a música do Pocotó entrou outro funk com uma letra que dizia assim: “Vai lacraia, vai lacraia..”. Eu olhei praquilo e fiquei indignado, mas quando terminou essa música entrou uma outra e depois um grupo de pagode e um grupo de axé e derepente o palco estava tomado com todos os elementos que compõem a “nova MPB”. O interessante o Gugu sumiu de cena, não tinha anuncio, não acontecia nada. Eu olhei praquilo, desliguei e continuei a trabalhar. Mais tarde saí de casa e fui passear. Quando voltei, liguei a televisão e peguei o final do programa do Gugu quando ele entra em cena e dias assim: “Gente, esta tarde eu fiquei muito feliz, nós batemos todos os recordes de audiência e pra comemorar vamos repetir o que passou a tarde, e botou de novo a Eguinha Pocotó... Quando eu olhei aquilo fiquei alucinado e escrevi um texto chamado “Eguinha Pocotó” onde me coloquei como um pai de quarenta e tantos anos que dizia assim: “Cara será que a segunda maior rede de televisão do país só pode mostrar no horário nobre esse tipo de baixaria? Não tem nada melhor pra botar no ar?”.

Meu texto foi publicado e no dia seguinte foi lido na radio pelo Alexandre Pelegi.... Explodiu a caixa postal da radio, explodiu a minha caixa postal! E descobri que o brasileiro quer sim discutir a mediocridade. O brasileiro quer contestar a mediocridade. Porque essa baixaria? Mas vai reclamar pra quem? Pro bispo? Pois eu comprei uma briga em 2003. Escrevi e lancei o livro Brasileiros Pocotó, reflexões sobre a mediocridade que assola o país. E lancei uma pergunta: você acha que o Brasil está ficando burro? Resista.

Pois sabe o que aconteceu de lá pra cá? O Brasil piorou, ficou mais burro, mais cara de pau, mais cínico, mais hipócrita. E portanto eu decidi lançar um segundo livro, uma espécie de continuação. Vem aí o livro NÓIS. Nóis qui invertemo as coisa. Prepare-se. É mais uma provocação, uma pequena contribuição pra quem acha que ainda dá pra desemburrecer o Brasil.

Luciano Pires
"Preocupe-se mais com a sua consciência do que com sua reputação. Porque sua consciência é o que você é, e a sua reputação é o que os outros pensam de você. E o que os outros pensam, é problema deles."
Bob Marley

terça-feira, 19 de maio de 2009

BALZAC E A COSTUREIRINHA CHINESA

RyotIRAS

A PROCURA DA VERDADE

Era uma noite quente de Verão. Duas pessoas estavam andando pela praia ouvindo o barulho suave das ondas e vendo o céu repleto de estrelas. Ambas perceberam alguns fachos de luz no mar. Uma delas era um físico aposentado, daquele tipo de cientista que só pensa no trabalho. A ciência era a sua vida. Ele correu para o carro onde, sendo como era, guardava toda espécie de equipamento científico. Pegou um cronômetro e mediu a duração dos flashes. Pegou um fotômetro e mediu o brilho dos flashes. Montou um espectômetro e registrou o espectro deles, anotou a posição das luzes em relação às estrelas. Enquanto voltava para casa pela orla marítima, parou algumas vezes, tomando notas sobre a localização das luzes e fazendo alguns cálculos por triangulação. Quando chegou em casa, a esposa, percebendo sua inquietação, pergunta:

- Você parece agitado, querido. Viu alguma coisa interessante esta noite?

- Vi, responde ele, deduzo que tenha visto um filamento de tungstênio incandescente, fechado numa cápsula de sílica, emitindo um padrão regular de flashes de radiação visível a uma intensidade de 2.500 lúmens, à distância de uns 850 metros da praia.

A outra pessoa na praia aquela noite era um adolescente voltando da reunião dos escoteiros do mar.

- Você parece agitado. querido. Viu alguma coisa interessante esta noite? - Perguntou sua mãe.

- Vi, respondeu o rapaz, vi um barco sinalizando S.O.S. e telefonei para a guarda costeira. Eles mandaram um barco salva-vidas.

Qual deles deu a descrição mais exata daquilo que observaram? Nenhum. Cada um deles deu uma descrição perfeitamente acurada, mas em termos bem diferentes. O físico descreveu o que viu da única maneira como poderia descrevê-lo, dentro dos limites da linguagem, dos conceitos e das unidades de medida reconhecidos pela Física. Se dissesse mais, estaria sendo "não-científico", no sentido de estar ultrapassando o que um físico poderia dizer como tal. A física pode medir fachos de luz e falar sobre eles, mas não entende nada de código morse e de S.O.S. Isso é uma outra área de conhecimento.

Essa história ilustra a limitação de nossos conhecimentos e de nossas experiências, sobretudo quando utilizados para fazer considerações sobre os "outros". Muitos de nós, muitas vezes, sentimos o impulso de generalizar a experiência pessoal. Esquecemos que os outros são realmente "outros", diferentes de nós.

(...)

Nenhum ser humano sob a face da Terra tem toda a verdade. Cada um de nós tem apenas uma pequena parte dela; mas, se estivermos dispostos a compartilhar nossos fragmentos, nossos pedacinhos da verdade, teríamos todos uma parte muito maior, muito mais completa da realidade total.

(...)

Cada um de nós tem uma parte da verdade a compartilhar.

Daniel Carvalho Luz
“A liberdade não consiste somente em seguir a própria vontade, mas às vezes, em abandoná-la também”.
Abe Kobo

segunda-feira, 18 de maio de 2009

PARA JIU

“Espero que o tempo passe, espero que a semana acabe pra que eu possa te ver de novo. Espero que o tempo voe para que você retorne, pra que eu possa te abraçar e te beijar de novo".
Nando Reis

EDUCAÇÃO PARA O DIVÓRCIO

Estou lendo "O Quebra-Cabeça da Sexualidade", do professor espanhol José Antonio Marina. No livro, o autor diz que considera preocupante que os jovens estejam recebendo dos pais a experiência do fracasso amoroso. Ao ver a quantidade de casais que se separam, a garotada vai perdendo a expectativa de ter, no futuro, uma relação saudável e sem conflito. Desencantam-se.

Creio que esteja acontecendo mesmo. Hoje o casamento já não é a ambição número 1 de muitos adolescentes, e um pouco disso se deve à descrença de que o matrimônio seja uma via para a felicidade. Se fosse, por que tanta gente se separaria?

O casamento tem sofrido tanta propaganda negativa que é preciso uma reação da sociedade: está na hora de passarmos a idéia, para nossos filhos, de que uma relação não traz apenas privações, tédio e brigas, mas traz também muita realização, estabilidade, parceria, intimidade, gratificações. Casar é muito bom. Como fazê-los acreditar nisso, se as estatísticas apontam um crescimento incessante no número de divórcios?

Um profissional do assunto deu uma entrevista para Zero Hora alguns dias atrás (o nome dele, mil desculpas, não recordo) e disse que está na hora de educarmos os filhos desde cedo para que a idéia de separação seja acatada como algo que faz parte do casamento. Ou seja, quando os pirralhinhos perguntarem: “Mamãe, você ficará casada com o papai para sempre?”, a resposta pode ser: “Enquanto a gente se amar, continuaremos juntos – senão vamos virar amigos, o que também é muito bom”.

Isso pode parecer chocante para quem jurou na frente do padre que iria ficar casado até o fim dos dias, mas há que se rever certas fórmulas – a começar por esse juramento que mais parece uma punição do que um ideal romântico. Está na hora de um pouco de realismo: hoje vivemos bem mais do que antigamente, com mais saúde, mais informação e mais oportunidades. Deve ser bastante confortável e satisfatório ficar casado com a mesma pessoa por 40 ou 50 anos, mas se a relação durar apenas 10 ou 15, é bom que a gurizada saiba: não é um fiasco. É normal.

A normalidade das coisas se adapta aos costumes. Vagarosamente, mas se adapta. Se continuarmos insistindo na idéia de que o verdadeiro amor não acaba, as crianças vão achar que o mundo adulto é habitado por incompetentes que não sabem procurar sua alma gêmea e que sofrem em demasia. Vão querer isso para elas? Fora de cogitação.

Pra evitar essa fuga em massa do casamento, a saída é, como sempre, a honestidade. Seguir educando para o “eterno” é uma incongruência. Ninguém fica no mesmo emprego pra sempre, ninguém mora na mesma rua pra sempre, ninguém pode prometer uma estabilidade vitalícia em relação a nada, e se a maioria das mudanças é considerada uma evolução, um aperfeiçoamento, uma busca por novos horizontes, por que o casamento não pode ser visto dessa mesma forma descomplicada e sem stress?

A frustração sempre é gerada por expectativas que não se realizam. Se nossos filhos são criados com a idéia de que pai e mãe viverão juntos para sempre, uma separação sempre será mais traumática e eles também temerão “fracassar” quando chegar a vez deles. Se, ao contrário, souberem desde cedo que adultos podem viver duas ou três relações estáveis durante uma vida, essa nova ética dos relacionamentos será absorvida de forma mais tranqüila e eles seguirão entusiasmados pelo amor, que é o que precisa ser mantido, em benefício da saúde emocional de todos nós.

Martha Medeiros

“A maior das árvores começa com uma pequena semente; a mais longa das jornadas começa com o primeiro passo".
Lao-Tsé

quinta-feira, 14 de maio de 2009

LIBERTADORES É COMO CARNAVAL: TODO ANO TEM

Por reveses bem menores do Sport eu já fiquei com raiva, deprimido, “resenhando” com os amigos para entender porque raios a gente tinha se lascado. Ontem foi diferente. Saí da Ilha com um orgulho danado do time e, arrisco dizer, até uma certa felicidade. Não posso dizer “sensação do dever cumprido”, pois esse time tinha condições, sim, de chegar bem mais longe do que chegou na Libertadores. É outra coisa: a certeza de que não faltou empenho, garra, vontade, e de que estávamos ali ombro a ombro com quem quer que fosse. Se Paulo Baier perde um gol que até Roger faria, se aquele último chute de Ciro pudesse chegar milímetros de segundo antes de Marcos, isso é do futebol. Também não vou insultar a inteligência de ninguém com o surrado “pênalti é loteria”.

Cada jogo dessa Libertadores foi como um grande Carnaval, que você, ansioso, espera o ano todo para que chegue. Quando chega, eis que está você louco, sem juízo, tomando todas, pulando e cantando. Foram oito etapas desse Carnaval que parou Pernambuco e que nos colocou mais alguns degraus acima nos níveis nacional e internacional. Cinco vitórias, um empate, apenas duas derrotas. Um Carnaval daqueles, em que você brincou, enlouqueceu, teve sua carteira roubada e tomou alguns "tocos", é verdade, mas de onde saiu inteiro e certo de que fez tudo aquilo valer a pena.

Hoje o gosto que ficou foi justamente de uma quarta-feira de cinzas onde você, levemente triste porque toda aquela orgia acabou, se lembra sorrindo dos grandes momentos e, tomando um Engov, repete para si mesmo:

“Ano que vem tem mais”

Parabéns, Sport!

Anônimo, por email

QUEM ACABOU?

Sempre que algum amigo fala que acabou o namoro, a gente sempre pergunta:
- Você acabou ou ela acabou?

Porque essa informação é muito relevante para saber qual o estado emocional e sentimental do seu amigo… enfim, se ele já quer sair pra balada pra pegar mulher hoje.

Mas muitas vezes rola uma resposta meio vaga:
- Os dois acabaram.

Os dois acabaram? Isso não existe! Os dois não podem ter acabado juntos. Alguém tomou a iniciativa. Ou será que o cara foi pegar a namorada em casa, aí assim que ela entrou no carro, os dois se olharam e falaram na mesma hora:
- Acabou!

Normalmente quando o cara fala “Os dois acabaram” é porque foi ela que acabou e o ele tá na merda. Então, se tá na merda, não é legal sair pra balada pra pegar mulher hoje. Só amanhã!

Murilo Gun
"Eu estou impressionado com a urgência de fazer. Saber não é o suficiente, nós precisamos aplicar o que sabemos. Ter vontade não é o suficiente, nós precisamos fazer."
Leonardo Da Vinci

quarta-feira, 13 de maio de 2009

DA VINCI

Leonardo Da Vinci nasceu no dia 15 de Abril no ano de 1542 como filho ilegítimo de Piero da Vinci.

Da Vinci foi aprendiz de Andrea Del Verrocchio, famoso artista da época, mas logo desenvolveu o seu próprio estilo de pintura que se transformou em um alto padrão renascentista adotado vinte anos depois por Michaelangelo e Rafael.

O seu trabalho principal era a pintura, mas a sua mente imaginativa e inventiva o levou a outros campos do conhecimento, tais como inventor, cientista, engenheiro, arquiteto, escultor, músico, matemático, anatomista, astrônomo, geólogo, biológo e filósofo.

Leonardo teve muitas idéias a frente do seu tempo. Os diários que resistiram ao tempo mostram desenhos de novos tipos de relógios, máquinas voadoras etc etc etc.

Ele escreveu o primeiro livro sobre anatomia humana e foi o primeiro ser humano a compreender que a luz da Lua era um reflexo da luz do Sol.

"Salas pequenas disciplinam a mente, salas grandes a enfraquecem". Da Vinci.

Mas Da Vinci não completou os grandes projetos que ele desenhou em seus diários.

Da Vinci pulava de um tópico para o outro com grande velocidade, terminando pouca coisa em vida.

Nem a Monalisa ele entregou. Quando morreu, ele tinha em sua posse apenas 20 pinturas, entre elas a Monalisa. Aparentemente, ele ainda estava trabalhando nessas obras.

"A pior coisa do mundo é quando você vê a teoria vencer a performance". Da Vinci.

Nos dias de hoje, Da Vinci talvez fosse contratado como Chefe de Pesquisas de Alguma Universidade Famosa. Nada mais do que isso.

Ele deixou muitas anotações, mas pouca coisa prática para colocar em um portfólio de verdade.

Durante 35 anos, Da Vinci anotou os seus pensamentos em dezenas de diários, estima-se hoje que algo em torno de 100 volumes foram escritos. Muito se perdeu. Apenas 5 mil páginas foram preservadas, algumas delas arremetadas por Bill Gates alguns anos atrás.

"Uma vez que você tenha experimentado o gosto de voar, você passará a andar pela Terra com os olhos voltados para o céu". Da Vinci

Leonardo era o tipo de pessoa que hoje chamamos de "gênio". Mas ele tinha sérios problemas em focar sua mente em um único projeto por um longo período de tempo. Depois de resolver os problemas conceituais, Da Vinci perdia o interesse pelo assunto até que alguém o cobrasse de alguma coisa. Além disso, Da Vinci fazia o tipo perfeccionista sobre detalhes mínimos que ninguém conseguia enxergar. Essa é uma das razões porque os seus trabalhos nunca terminavam.

"Leonardo da Vinci foi um procrastinador irremediável. Leonardo tinha medo do sucesso, ele nunca deu o melhor de si para nada. Dessa maneira não existiam chances de falhar. É melhor sabotar-se a si mesmo do que se expôr ao ridículo." Giorgio Vasari, biógrafo de Da Vinci.

Pode-se dizer que Da Vinci foi o mais famoso Ser Humano com Distúrbio do Deficit de Atenção a passar pelo planeta. Por outro lado, talvez não tenha surgido na face da Terra, alguém com tantos insights relevantes para diferentes áreas como Da Vinci.

"Eu ofendi a Deus e a Raça Humana ao entregar um trabalho que não atendeu a qualidade mínima necessária. " Da Vinci, no leito de morte.

Procrastinação é mais do que um defeito da nossa personalidade. É uma doença que precisa ser cuidada com carinho para não deixar se transformar em algo mais grave.

Eu penso que a melhor coisa que podemos tirar da procrastinação é a certeza do que queremos fazer na vida. Quando procrastinamos algo, é porque esse algo é a coisa mais importante para nós.

Se você tem dúvidas sobre onde é bom, no que é bom, ou sobre o quê realmente deseja fazer na sua vida, basta olhar para as coisas que você está barrigando com alguma desculpa furada.

Escrever diários, blogs, twitters, conversar no messenger é dú caramba, mas quais são as coisas REAIS que você tem entregue nos últimos tempos?

NADA MENOS QUE ISSO INTERESSA!

QUEBRA TUDO! Foi para isso que eu vim! E Você?

Ricardo Jordão Magalhães
O Homem Vitruviano

SABICHONA NA PLATÉIA

“A perspicácia de um momento às vezes vale a experiência de uma vida”.

Oliver Holmes

terça-feira, 12 de maio de 2009

DE VOLTA PARA O FUTURO

11 previsões em que o filme De Volta para o Futuro 2 acertou e mais 11 previsões em que o filmaço errou.
Para relembrar, veja o trailer aqui.
My Milliways

VIRTUALIDADES

Facebook, Twitter, MSN, Skype, Hotmail, Yahoo, Orkut, Youtube, blog, Google reader, Myspace… de que horas a gente vive?
Bodega
“Há duas coisas a almejar na vida: conseguir o que se quer, e aproveitá-la”.
Logan Pearsall Smith

segunda-feira, 11 de maio de 2009

E SE A PANDEMIA NÃO MATAR NINGUÉM?

Todo mundo está preocupado pra burro (ou pra porco) com as possíveis conseqüências do alastramento do aH1N1 por nossas vias respiratórias.

Morte, desolação, caos e espirro. Tudo numa grande massaroca de cadáveres espalhados pelos continentes e boiando em rios fétidos. A possibilidade do mundo todo ficar mais parecido com a Índia de uma hora para outra é apavorante. Por mais que a novela Caminho das Índias esteja com uma boa trama e Slumdog Millionaire seja um filme ok, arrisco dizer não estamos prontos.

Assim como não estamos prontos para uma superpopulação. E é esse o problema que teremos que enfrentar se sobrevivermos.

Se um vírus que está no nível 5 dos 6 possíveis da escala Richter das epidemias não matar consideráveis milhões de seres humanos, estaremos condenados ao amontoamento descabido e irreversível nesse pequeno ponto azul do sistema solar.

Viver ficou muito fácil e seguro com a medicina, com os acordos de não proliferação de armas nucleares e com a extinção ou enjaulamento de nossos possíveis predadores. E a vida abundante é a vida pouco valorizada, numa indiferença contagiosa que parece bobagem, mas num planeta que dobra de população a cada 50 anos, é uma verdadeiro risco a nossa existência.
A vida mata a pau

UM MEIO OU UMA DESCULPA?

Não conheço ninguém que conseguiu realizar seu sonho, sem sacrificar feriados e domingos pelo menos uma centena de vezes. Da mesma forma, se você quiser construir uma relação amiga com seus filhos, terá que se dedicar a isso, superar o cansaço, arrumar tempo para ficar com eles, deixar de lado o orgulho e o comodismo.

Se quiser um casamento gratificante, terá que investir tempo, energia e sentimentos nesse objetivo. O sucesso é construído à noite!

Durante o dia você faz o que todos fazem. Mas, para obter um resultado diferente da maioria, você tem que ser especial. Se fizer igual a todo mundo, obterá os mesmos resultados.

Não se compare à maioria, pois, infelizmente ela não é modelo de sucesso. Se você quiser atingir uma meta especial, terá que estudar no horário em que os outros estão tomando chopp com batatas fritas. Terá de planejar, enquanto os outros permanecem à frente da televisão. Terá de trabalhar enquanto os outros tomam Sol à beira da piscina.

O mundo não está nem aí, se você está cansado ou triste, ele não para. E quem vive lamentando ou reclamando da vida nunca vai conseguir chegar em lugar nenhum.

A realização de um sonho depende de dedicação. Há muita gente que espera que o sonho se realize por mágica, mas toda mágica é ilusão, e a ilusão não tira ninguém de onde está, em verdade a ilusão é combustível dos perdedores pois... Quem quer fazer alguma coisa, encontra um MEIO. Quem não quer fazer nada, encontra uma DESCULPA.

Roberto Shinyashiki
"Homens vivem de esquecimentos, e mulheres, de memórias".
T.S. Elliot

sexta-feira, 8 de maio de 2009

MÃE É MÃE

Mãe é mãe. Mãe diz que é pra gente se cuidar.
Mãe diz que a gente come pouco. Mãe diz que a gente come demais.
Mãe briga que a gente dorme mal. Mãe dorme mal.
Mãe é linda. Mãe é carinhosa.
Mãe enche muito. Mãe é carente. Mãe é exigente.
Mãe faz a gente sentir culpa. Mãe sente culpa.
Mãe fica doente pela gente. Mãe é capaz de matar ou morrer.
Mãe pode tudo. Mãe não quer nada.
Mãe quer muito.
Mãe gosta de qualquer coisa. Mãe não gosta de nada.
Mãe não reclama. Mãe resmunga o tempo todo.
Tem mãe que é cega.
Mãe faz comidinha. Mãe cozinha mal. Mãe odeia cozinhar.
Mãe erra no sal.
Mãe não gosta de ouvir reclamação. Mãe tem paciência de Jó.
Mãe perde a paciência. Mãe bate.
Mas mãe apanha da vida o que for preciso para proteger a gente.
Mãe faz muita falta. Mãe não deveria morrer.
Como princípio da vida, mãe é, apesar de santa, o paradoxo do bem e do mal que existe em todos nós.
Mãe é bacana. Mãe é chata.
Mãe é alegre. Mãe é triste.
Mãe não desiste, Mãe é mãe, só muda de endereço...

Luiz Caversan, jornalista, produtor cultural, foi repórter especial e diretor da sucursal do Rio da Folha, editor dos cadernos Cotidiano, Ilustrada e Dinheiro, entre outros.

MULHER QUE NÃO GOSTA DE TRANSAR

Dois amigos se encontram no bar. Um deles está com um olho roxo.
- O que foi que te aconteceu? - pergunta o outro.
- Eu levei um frango congelado na cara, só isso.
- Mas como foi que aconteceu isso?
- É que ontem minha mulher estava de mini-saia e ela abaixou no congelador para pegar alguma coisa... Eu estava atrás dela e não resisti, agarrei ela ali mesmo.
- Sério?
- Claro! E ela não queria, se remexia, e eu fiquei com mais tesão ainda, e mais ela gritava, mais eu continuava...
- Pô!
- E ela se debatia como uma louca, e eu cada vez com mais tesão...
- Só estou imaginando a cena - diz outro, excitado.
- E então, enquanto eu transava, ela conseguiu pegar um frango congelado e o jogou na minha cara!
- Mas que coisa! Tua mulher não gosta de transar?
- No Carrefour, não...

PARAJIU

“Mas o teu amor me cura de uma loucura qualquer, é encostar-se ao teu peito e, se isso for algum defeito, por mim tudo bem”.
Lulu Santos

quinta-feira, 7 de maio de 2009

TERRITÓRIO NO FAUSTÃO

Não costumo divulgar votações aqui, mas a causa é nobre e a banda é boa:

A banda de forró Território Nordestino, de uns cabras arretados daqui do Recife, concorre para se apresentar no quadro Garagem do Faustão.

A música que eles inscreveram foi "MEU CANTAR", de autoria do vocalista Benil Ramos.

Para votar, clique aqui
e dê sua nota marcando todas as estrelas. Tem que ser TODAS, senão bodes endiabrados invadirão sua residência em três dias - Dia das Mães, pense nisso.

A torcida é grande para que a banda Território Nordestino seja uma das cinco mais votadas, representando o Recife e nossas gostosas tradições!

Veja mais clipes deles aqui e aqui e, se ainda tiver saco, este que eu registrei na gravação do DVD deles em outubro do ano passado.

PALMAS AO MINISTÉRIO PÚBLICO

Em época de contribuinte suando frio por causa do Leão do Imposto de Renda, sou agraciado com a seguinte notícia:

Ministério Público defende dedução total de gastos com educação no Imposto de Renda

Aos mais preguiçosos, o texto fala de uma iniciativa do Ministério Público, que ajuizou ação pleiteando a dedução total de gastos com educação. Ao contrário da lei atual, que só permite o abatimento de um teto máximo de R$ 2.592,29. Ou seja, se você gasta R$ 10.000 reais ou R$ 50.000 reais com educação, vai abater a mesma quantia.

O MPF entende, que, ao não permitir a dedução integral de gastos com instrução, a União estaria exigindo imposto sobre despesas, e não sobre renda, violando sua competência perante a Constituição Nacional.

E oras, sabendo que deveria ser obrigação do governo a garantia de uma educação de qualidade, então que ele pague pelos investimentos que eu, você, e demais cidadãos de classe média, os principais pagadores de impostos desse país, fazemos na nossa instrução e qualificação.

Por que eu só posso abater um teto máximo do meu IR, se estou investindo na minha educação, e como parte da sociedade brasileira que sou, contribuindo para seu desenvolvimento? Quer dizer que tenho que pagar tributo para fazer isso?

Enfim, quero deixar aqui meus aplausos ao Ministério Público Federal por sua atitude.

Papo de Homem
"Quando comprares uma valise, lembra-te de que chegará o dia em que tu mesmo terás de carregá-la."
Paul Morand

quarta-feira, 6 de maio de 2009

CRIANÇA ACHA CAMISINHA EM LANCHE DO MCDONALD'S NA SUÍÇA

Qual o melhor comentário para esta notícia?
- Mãe, o que é "batatinha"?
- Antes isso que cuspe no hamburguer.
- Primeiro emprego no McDonald's: nóis sofre, máis nóis goza!
Quando penso em cuspe no hamburguer e outras escatalogias possíveis, vejo como poderia ter sido pior. Melhor deixar isso quieto.

FALANDO NISSO...

Visite o Museu da Corrupção. Mantenha a memória viva!

COISA DE GÊNIO

De Paulo Maluf, respondendo no ‘CQC' à pergunta “o sr. já roubou alguma coisa?”:

“Não necessariamente!”

Pode?

Tutty Vasques

"Obama passou a ser chamado simplesmente OB, pois esta' no melhor lugar mas no pior momento."
Joãobem, Designer Freelancer no Twitter

terça-feira, 5 de maio de 2009

CINCO DE MAYO

Hoje é feriado no México.
A Batalha de Puebla é mais festejada nos Estados Unidos, é fato. Os americanos e mexicanos que vivem por lá festejam a vitória das tropas mexicanas sobre os franceses de Napoleão em 1862 com muita comida e bebida mexicana, decoração mexicana por todo lado, restaurantes mexicanos lotados.
Agora eu acredito que o México vai parar.

TRADUTOR DE MIGUXÊS

Nossos problemas acabaram.

Entenda o que a horda de adolescentes quer dizer no MSN ou nos scraps do Orkut através do MiGuXeiToR.

QUEM DENUNCIAR ABUSOS DE DEPUTADOS PODE SER PUNIDO

Parece brincadeira, mas o assunto já foi tratado discretamente nas duas últimas reuniões de líderes na Câmara. Um grupo de parlamentares trabalha para tentar aprovar um projeto do deputado Paulo Maluf (PP-SP) que condena autores de ações civis públicas, especialmente membros do Ministério Público, a pagarem multa em valor 10 vezes superior à custa dos processos e até a detenção, caso a Justiça entenda que tenha havido má-fé, perseguição política ou promoção pessoal. A proposta de Maluf já passou por todas as comissões e agora espera para entrar na pauta de votações do plenário. Se aprovada, seria uma vitória para deputados que ficaram furiosos com a divulgação de seus abusos com as passagens aéreas, como se a culpa pelo escândalo não fosse, é claro, dos próprios autores da farra.
Juliano Machado

Da série ACORDO ORTOGRÁFICO - PARTE 5


PERGUNTA DA SEMANA

Relacionamento é mais importante do que reputação?

segunda-feira, 4 de maio de 2009

TORCIDA

A torcida da sua vida, por Carlos Drummond de Andrade.


AS 10 REDES SOCIAIS MAIS USADAS

Estas são as 10 redes sociais mais usadas no país, com a audiência que atingem entre os 25 milhões de internautas RESIDENCIAIS.

1 - Orkut: 71,2%

2 -Sonico: 6,8%

3 - MySpace: 4,4%

4 - Via6: 4,4%
(perde para o MySpace nas casas decimais)

5 - Facebook: 3,6% (cresceu um pouquinho - mas não muito - com a tradução para o português)

6 - Multiply: 3,1%

7 - Twitter: 2,7%
(o hype da vez)

8 - Hi5: 2,6%

9 - Habbo: 2,5%

10 - Ning: 2,1%

Fonte: o ranking é do Ibope/NetRatings, dados de março

Aí é aquela coisa, o MySpace tem foco em música, há quem use o Facebook para manter contato com amigos estrangeiros (afinal, é o site de relacionamentos mais acessado no mundo), o Via6 é uma rede profissional (tipo o LinkedIn), mas brasileira, e o Habbo, um mundo virtual.

Só não me conformo com o Sonico na vice-liderança. Eles conseguem audiência fazendo uso de e-mails como ''isca'' para atrair pessoas para o seu site.

Ah, e o Ning, que permite montar a sua própria rede social, será tema de uma reportagem no próximo caderno ZH Digital, quarta que vem.

Vanessa Nunes
“A pílula do dia seguinte é o ctrl+z do mundo real”.
Funerária, no Twitter

sexta-feira, 1 de maio de 2009

MIMIMI DAS PASSAGENS

A sogra que foi pra NY, a Adriane que foi pra micareta, o filho que foi pra Disney...

E vocês estavam satisfeitos, achando que tudo estaria resolvido com o fim da discussão do aumento salarial dos caras, né, ingenuidade?

Solução para acabar com esse mimimi em Brasília? Salário de R$100 mil por mês para deputados e senadores, flat, sem ajuda de custo algum. Com recebimento proporcional à presença em plenário. E com pena de morte pra quem for julgado e culpado por envolvimento em corrupção ou prevaricação.

Surra de pão mole

COISAS

Três coisas na vida que depois de passarem não voltam
1. Tempo
2. Palavras
3. Oportunidades

Três coisas que podem destruir uma pessoa
1. Raiva
2. Orgulho
3. Não perdoar

Três coisas que nunca devemos perder
1. Esperança
2. Paz
3. Honestidade

Três coisas que são valiosas
1. Amor Verdadeiro
2. Família
3. Amigos

Três coisas que nunca podem ser dadas como certas
1. Fortuna
2. Sucesso
3. Sonhos

Três coisas que fazem ser uma pessoa digna
1. Compromisso
2. Sinceridade
3. Trabalho honesto

Três verdades constantes
- Pai
- Filho
- Espírito Santo


Recebido por email

SE ARREPENDIMENTO MATASSE...

Fernando Lugo confessou a um padre amigo que, desde a posse na Presidência do Paraguai, ele não pega ninguém.

Não à toa, de vez em quando bate uma saudade danada da batina.
Tutty Vasques