terça-feira, 1 de julho de 2008

FILMES DE QUASE AMOR

Como uma boa romântica inveterada que sou, é claro que eu gosto de filme de amor. Aquelas produções em que o mocinho encontra a mocinha e aí rola uma história que separa o mocinho da mocinha só para, então, reunir o mocinho e a mocinha no final apaixonado. Se tiver beijo, melhor ainda. Se tiver beijo debaixo de chuva, afe, deixa pra lá. Mas o caso é que eu também gosto muito de filmes que tinham tudo para serem de amor, mas que não chegam a ser. Calma, eu explico.

São o que eu considero filmes de quase amor. O mocinho encontra a mocinha, rola uma história que separa o mocinho da mocinha e, no final, o mocinho e a mocinha se entendem, mas... Acaba aí. Não tem aquele final que a gente ficou torcendo que teria - ou até que a gente tinha certeza absoluta que teria. Até porque, em filmes de quase amor, nos são dadas mil pistas de que vai acontecer, de que a mocinha vai pular no colo do mocinho, de que o mocinho vai parar o avião da mocinha, de que um romance vai começar assim que os créditos acabarem. Mas nada acontece.

Parece um banho de água fria, né? Eu sei que parece. Mas depois de pensar um pouco no assunto, reparei que tem um monte de filme de quase amor por aí que eu adoro. Mesmo não vendo o que eu queria ver, aquela redenção final. No fundo, são histórias que poderiam ser verdadeiras e que fazem a gente lembrar que, bem, nem tudo na nossa vida segue um roteirinho óbvio. E é essa não-obviedade de que eu tanto gosto em filmes de quase amor.

Pois bem. Eu estava toda animada para falar quais são os meus filmes de quase amor favoritos hoje. Cheguei até a fazer uma listinha e tal. Só que lembrei que, se eu falar aqui quais são, eu vou estar estragando o final de todos eles para muita gente. E eu odeio estragar o final. Nas poucas vezes que fiz isso - juro, sem querer - levei bronca. Então, você aí vai ter que usar a memória e lembrar dos melhores filmes de quase amor.

Tem aquele que se passa na Europa, tem um clássico em preto-e-branco, tem aquele outro da propaganda do uísque, tem um cuja música concorre para Oscar de melhor canção original amanhã, tem aquele que... Ok, parei.

Garotas que Dizem Ni

Nenhum comentário: